Referência constrói repertório
e gera valor
Camilo Castro | 15 Mar 2022
Qual é o papel das referências artísticas e culturais na estratégia de negócios e na construção da lembrança de marca?
A arte é uma das formas que o humano tem para se comunicar.
De caráter estético, está relacionada às sensações e emoções das pessoas.
Historicamente e culturalmente, a arte é o reflexo da construção e essência social e serve de base para educar, formar repertório, intelectual humano e, muitas vezes, se torna uma extensão da personalidade das pessoas.
“A arte é a ideia da obra, a ideia que existe sem matéria.”
Aristóteles
Na construção de estratégias e gestão de marcas, a arte assume um papel de extrema importância para a construção de pontes entre todos elementos que compõem um contexto de negócio e para o desenvolvimento de uma narrativa entre eles. O resultado? Uma comunicação clara, funcional, empática e perene
Pensando nisto, desenvolvemos um conteúdo especial focado nas principais artes e nas suas capacidades de formar repertório com o objetivo de esclarecer as suas relações com as estratégias de construção de marca:
Pintura
Influência biológica e psicológica: melhora a comunicação, os movimentos manuais, a concentração, aumenta a autoestima, estimula os dois lados do cérebro e promove o relaxamento, harmonizando o coração e a mente. Auxilia na compreensão dos sentimentos, além de levar o indivíduo a lugares, momentos e histórias pessoais, evocando emoções, demonstrando sentimentos e pensamentos.
Influência na comunicação: personifica a marca e materializa a sua relação com pessoas a partir do uso de formas, cores, texturas, perspectivas e olhares.
Dança
Influência biológica e psicológica: promove a interação entre pessoas e contextos, estimulando partes do cérebro onde, a cada movimento, sinapses são feitas, favorecendo a criatividade. Reduz o stress, melhora o humor, a autoestima e aperfeiçoa a memória.
Influência na comunicação: o cérebro armazena situações que causam maior impacto emocional e, por estar ligada às emoções, a dança pode ser utilizada pelas marcas para acessar pessoas através dos movimentos e da expressão corporal.
Teatro
Influência biológica e psicológica: é cientificamente comprovado que o teatro tem efeitos benéficos à saúde e a OMS – Organização Mundial de Saúde define isto como um estado de completo bem-estar físico, metal e social. Listamos 10 motivos que tornam o teatro uma arte benéfica para o indivíduo:
1 – Estimula o riso, que é um ótimo indutor para a liberação de endorfina e serotonina, reduzindo os níveis de estresse. Além disto, estimula a adrenalina e a dopamina, substâncias associadas com o prazer.
2 – Estimula o “choro positivo”, liberando adrenalina e noradrenalina, gerando sensação de alívio;
3 – É mais eficaz na melhoria da memória do que outras técnicas, incluindo as vitaminas;
4 – Ajuda com a matemática, induzindo o cérebro na compreensão do raciocínio abstrato;
5 – Freia o envelhecimento patológico;
6 – Promove empatia;
7 – Previne resfriados;
8 – Promove integração social;
9 – Melhora a análise da “resolução de problemas”;
10 – De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, frequentadores mais assíduos de atividades culturais são mais felizes e têm melhor qualidade de vida.
Influência na comunicação: cognitividade e raciocínio.
Cinema
Influência biológica e psicológica: diferentes gêneros de filmes influenciam o cérebro de diferentes formas.
Comédia, por exemplo, promove o riso e o bem-estar, diminuindo o nível de ansiedade e mantendo a vida mais leve nos momentos mais tensos.
Filmes românticos também promovem bem-estar. De acordo com Stephen Cacioppo, da Universidade de Chicago, o cérebro humano é programado para amar. O amor ativa partes importantes para emoções, motivações, recompensas e funções cognitivas de auto representação e compreensão das intenções dos outros.
Já os filmes de terror e ação podem aumentar os níveos de adrenalina e cortisol, fazendo com que o espectador se sinta mais vivo após ser exposto a experiências extremas.
Os filmes 3D têm maior influência no desenvolvimento do cérebro, aumentando em 23% a capacidade de processamento cognitivo e melhorando em 11% no tempo de reação em um período de até 20 minutos após assistir um filme.
Influência na comunicação: o cinema auxilia na compreensão dos sentimentos e ajuda a construir as narrativas das marcas de maneira alinhada com um gênero e um contexto.
Arquitetura
Influência biológica e psicológica: a neuroarquitetura é o impacto que a composição dos ambientes causa diretamente na nossa rotina, motivando ou desestimulando o trabalho. Espaços bem estudados, projetados e modulados impactam a mente humana e os ambientes. Promove melhoria no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades, na motivação e na criatividade. No ambiente de trabalho, promove melhoria no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades, na motivação e na criatividade.
Influência na comunicação: através da arquitetura é possível transcender a personalidade das marcas com o uso de elementos que a traduzam e que estejam alinhados com a sua personalidade e com o seu universo.
Curiosidade: sabia que existe a Academia de Neurociência para Arquitetura? É um órgão acadêmico que discute os conceitos da neuroarquitetura para perpetuar sua aplicação.
Literatura
Influência biológica e psicológica: reduz o retardo do funcionamento do cérebro na idade avançada em cerca de 30%, protegendo contra doenças como o Alzheimer. Os hábitos de escrever e ler estimulam a criatividade, o imaginário, o senso crítico e a empatia.
Influência na comunicação: forte aliada no processo de construção das narrativas das marcas, colaborando com a criação do seu universo, dos contextos nos quais habitam e como desejam interagir com o público.
Fotografia e vídeo (audiovisual)
Influência biológica e psicológica: de acordo com pesquisas, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e conteúdos visuais são processados 60 mil vezes mais rápido no cérebro que o conteúdo textual. Além disto, 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que um texto simples.
O ser humano é naturalmente atraído pelo conteúdo visual por ter dificuldade em manter a atenção em uma única coisa por um longo tempo, se envolvendo e se mantendo mais tempo atento por poder comunicar conceitos complexos de maneira atraente e simples, estimulando o compartilhamento, a mente e as emoções.
Influência na comunicação: através da arte audiovisual, é possível personificar as marcas e construir o seu universo visual de maneira palpável, amplificando a sua percepção e impactando nos resultados.
Desenho
Influência biológica e psicológica: estimula o fluxo de oxigênio no cérebro, a sua atividade, a criatividade e o processo de recompensa. Através dos rabiscos, arte simples e de fácil acesso, é possível evocar emoções e sentimentos.
Influência na comunicação: no processo de concepção de marcas, é comum os profissionais iniciarem a concepção visual a partir do desenho, o que torna as etapas mais fluidas, genuínas e autênticas. Desenhar possibilita conceber, dar corpo, volume e transcrever uma ideia para páginas em branco através dos traços e das cores.
Multimídia
Influência mista: a arte multimídia, ou arte digital, é a apresentação da informação de maneira multissensorial, ou seja, o uso de mais de um sentido humano no processo (som, fotografia, vídeo, animação, gráficos e textos). Através de ferramentas digitais e tecnológicas, é possível criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdo.
É considerada uma forma de arte pois coloca como foco central do processo a arte tradicional e os seus pilares com o objetivo de estimular a criatividade, a comunicação. promover interação humana e impulsionar escolhas.
No período pós-globalização, o indivíduo está cada vez mais exposto a estímulos de diversas naturezas de uma única vez, o que contribui para a as marcas utilizarem a arte multimídia como ferramenta de interação e entrega de valor de marca, se tornando presente no dia-a-dia das pessoas e mantendo relevância.
“Pessoas só se conectam com o que elas acreditam e negócios sem valor não têm vida.”
Camilo Castro – Fundador da Camila, hub de Marketing, Branding e Criatividade
O cérebro humano é um território constante, que deve ser estimulado e retroalimentado com frequência.
A arte é uma fonte rica em informações e colabora com a atividade cerebral de maneira constante. Ela se conecta com grupos e indivíduos através de estímulos e de suas narrativas, o que resulta em relações verdadeiras, pertinentes e profundas.
Negócios fazem parte de um contexto social, eles integram grupos, estimulam comportamentos e podem se tornar referência.
Qual é o repertório da sua marca?
Qual é a influência que o seu negócio exerce na sociedade?
Qual é a lembrança que a sua marca irá deixar no mundo?