Marca protegida,
negócio sustentável

Tiago Santos e Eduardo Quadros | 06 Set 2022

Uma marca é formada por valores que definem o DNA de uma empresa, fortalece as relações e cria uma conexão com o produto e/ou serviço. Para isso, ela precisa ser destaque no segmento de atuação, atendendo o desejo do consumidor, garantindo a melhor experiência e encantamento.

A marca constrói sua história e reputação através das suas ações, tornando-se um dos bens mais importantes de uma empresa, o que gera valor a longo prazo, valoriza o patrimônio físico e intelectual do negócio e o torna reconhecido pelo público, independente da sua estrutura física ou outro porém.

O principal objetivo de um negócio é que ele seja sustentável, e isto inclui a sua relevância social, a cadeia produtiva que ele promove e o lucro que ele gera.

O registro da marca é a única forma de proteger legalmente o capital criativo de um negócio, de maneira segura, atraindo admiradores, clientes fiéis e seguidores. Pensando nisso, convidamos Eduardo Quadros, sócio fundador da Foster PI & Consultoria, empresa especializada em registro de marca, propriedade intelectual e parceira Camila, para um diálogo aberto, transparente e esclarecedor sobre o processo de registro de mercas e patentes com o objetivo de desmistifica-lo e valoriza-lo, o colocando em um patamar estratégico e na base do negócio.

“Quando ouvimos que a marca é uns dos patrimônios mais importantes de uma empresa, não paramos para cogitar que, embora em segundos possamos perder toda a estrutura física, é a partir da reputação dela que construímos tudo novamente. 

É importante pensar no trabalho de gestão da marca e na proteção de ativos intelectuais desde o princípio do negócio pois é exatamente nesses pilares que um produto ou serviço ganha valor. 

Se eu desenvolvi uma tecnologia, quais os meios de divulga-la visando receber financiamento? Se participo de uma rodada de negócios, que garantias posso dar ao investidor senão uma marca registrada, uma patente requerida e minha identidade visual consolidada. 

Quando começamos um projeto, queremos que ele gere lucro e realização própria, para isto, é preciso ter a base firmada: o nome da empresa pode ser utilizado sem infringir o direito de terceiros na minha área de atuação? O que evitaria a necessidade de troca de nome e elementos de marca, causando retrabalho a equipe de marketing, e não só isso, possíveis ações judiciais? 

Se o nome que desejo está disponível, devo protege-lo? Sem dúvidas.

E este trabalho deve ser realizado junto ao trabalho de branding assegurando a sua propriedade, além de que os investimentos para isso são relativamente baixos se comparados com possíveis problemas futuros. Lembremos que o registro de marca, em especial, assegura a propriedade da marca para o negócio por toda sua existência quando concedido, sendo válido por 10 anos com a possibilidade de ser prorrogável. 

Nesse sentido, quando os pilares de proteção e comunicação estão bem constituídos, caberá ao negócio difundir seu produto/serviço na área de interesse. Por exemplo: uma nutricionista desenvolve um produto digital em formato de curso e consultoria através de um e-book com dicas de receitas para mães que estão amamentando. Neste caso o seu nome é a maior e mais importante marca, se sobrepondo às demais marcas que poderão aparecer no curso. A partir de uma busca em banco de dados específico de registros, abre-se a possibilidade do uso e proteção de seus ativos — desde que a proteção também ande paralelamente a uma excelente comunicação com o público. 

Portanto, a gestão de marca estrategicamente desenhada com uma boa comunicação irá gerar lucros visando o crescimento gradual do negócio de maneira sustentável e segura.”

Na realidade de mercado, o registro de marca ainda é um tabu a ser desmistificado e, por isto, é importante a realização de um trabalho constante com o objetivo de fomentar os seus benefícios. O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil, é um grande aliado no processo e garante a legalidade e da exclusividade da marca em todo o território nacional.

A marca é uns dos patrimônios mais importantes de uma empresa pois é a partir da sua reputação que ela é construída. Como parte do plano de negócio, registra-la é essencial para protege-la e manter as suas diretrizes. Uma marca sem registro é como uma casa sem fundação: corre o risco de desabar a qualquer momento.