Em linhas padrões, o mercado avalia a importância de realizar o trabalho de marca julgando pelo tamanho e estrutura do empreendimento.
Para micro, pequenas e médias empresas, o discurso comum é “O que é branding?”, “Ah, isto é para grandes empresas que têm dinheiro para investir”.
Grandes marcas se tornaram grandes porque entenderam (e entendem) a importância que tem a prática de construção da marca.
“Branding significa fazer uma determinada promessa aos clientes de entregar uma experiência satisfatória e um nível de desempenho.” Philip Kotler
O trabalho de branding tem como objetivo criar e gerenciar marcas.
Mas afinal, o que são marcas?
Marca é negócio. Empresas possuem corpo, alma e, através do trabalho de branding, é possível mapear a sua essência e transformar em plataforma de negócio.
“A marca é o envelope, o negócio é a carta e o branding é o processo de escrita.” Camilo Castro
É importante que uma empresa tenha uma proposta e entrega de valor, que faça a diferença na vida das pessoas e que gere impactos, mudanças positivas.
Vender o quê para quem, onde e quando?
O processo de construção e estruturação de uma companhia parte não só do plano de negócio, mas também de quem ela é e no que ela pretende/irá se tornar.
A prática do branding gera confiança na relação entre produto e consumidor, causando interação emocional e extensão de suas filosofias para dentro dos lares (e vice-versa).
Marcas despertam a postura das pessoas perante vida.
Marca é tudo aquilo que diz respeito a algo ou alguém.
“A marca passa a ser a inteira plataforma para o planejamento, o projeto e a entrega de valor superior aos clientes que a empresa visará.” Philip Kotler
Construir marca envolve estudo de tendências, esforços de estratégia, design, mercado, promoção e adaptabilidade, antes de qualquer coisa, um negócio precisa estar disposto a ter visão centrada no que pede o consumidor e suas dores.
Normalmente os resultados de branding acontecem a médio e longo prazo, são construídos no decorrer do tempo de acordo com as ações implementadas como ponto de contato com o consumidor.
Para cada tipo de esforço (on-line e off-line), existem métricas distintas que, por sua vez, devem direcionar o consumidor a engajar-se com a marca, gerando resultado em conversão e vendas.
E em que isto impacta negócios de diferentes estruturas?
Independente do tamanho, qualquer negócio tem como principal desafio se conectar às pessoas, caso contrário, será uma comunicação de via única, é como fazer uma ligação telefônica e não ouvir quem está do outro lado.